Museu do Louvre anos Emirados Árabes Unidos

louvre.JPGMuseu do Louvre

O Museu do Louvre cederá o seu nome ao futuro museu de Abu Dhabi, da autoria do arquitecto Jean Nouvel, nos Emirados Árabes Unidos, por um período de entre 10  a 20 anos, em troca de 700 milhões de euros. Em contrapartida, o emblemático Museu Parisiensedeverá emprestar obras até que o novo Museu constitua as suas próprias reservas e enquadre a gestão do Museu.
Abu Dhabi irá investir cerca de 40 milhões anuais na compra de obras, durante cerca de 10 anos, período durante o qual Paris se compromete a organizar quatro exposições temporárias com peças procedentes de diversos museus. Por estes empréstimos, o Museu árabe pagará 150 milhões de euros. Neste contexto, a Agência Internacional dos Museus de França também assumirá um papel essencial, encarregando-se de definir o quadro de desenvolvimento cultural e científico do Museu e a selecção e contratação de pessoal.

Agência Lusa