Criação de um novo pólo museológico no Mosteiro dos Jerónimos

Segundo um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa Nacional e o Ministério da Cultura, nunca esteve prevista a transferência do espólio do Museu da Marinha para outra entidade e muito menos a sua extinção”.  Por outro lado, um pólo museológico sobre a expansão portuguesa vai ser criado no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, num projecto partilhado em conjunto por estes dois ministérios.
O novo pólo museológico terá como objectivo relevar a narrativa da Expansão Portuguesa, dos Descobrimentos Marítimos, e da presença de Portugal no Mundo, na medida em que a Marinha é indissociável dessa parte da História de Portugal”, explicam no comunicado os dois ministérios.

Este esclarecimento surge após a criação de uma petição online e de vários comentários de indignação circularem na Internet face à possibilidade da integração do Museu da Marinha no Museu da Viagem.