Contributos ao Estudo da Museologia Portuense no Século XIX. O Museu do Coleccionador João Allen e o Museu Municipal do Porto

Sinopse
O presente artigo procura abordar, num primeiro momento, a perspectiva histórica do coleccionador João Allen e o seu museu. Para o feito, analisamos os prolongamentos e rupturas dos padrões ideológicos presentes no movimento liberal do início do século XIX, que terá acelerado a expressão do primeiro museu particular do país aberto ao público. Num segundo momento, indagamos a integração do Museu Municipal do Porto no seio da sociedade portuense, depois da sua profícua aquisição pelo município portuense. O primeiro museu municipal do país, incompreendido, não obedecia a qualquer política museológica, anunciada pelas cíclicas dificuldades de instalações e orçamentos reduzidos. A fossilização do discurso museológico preconizou a sua extinção em 1937, quando foi integrado no Museu Nacional Soares dos Reis.

ANTÓNIO MANUEL PASSOS ALMEIDA