ON.2 Assina Contratos de 25 Milhões Para Projectos de Desenvolvimento Turístico da Região Norte na BTL, em Lisboa

A autoridade de gestão do “ON.2 – O Novo Norte” (Programa Operacional Regional do Norte) realiza, nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro, no pavilhão 1 da FIL, em Lisboa, na BTL – Feira Internacional de Turismo 2011, a assinatura de sete contratos de financiamento comunitário relativos a investimentos no sector turístico regional.
Em causa estão projectos de reforço da formação especializada e de desenvolvimento e qualificação da oferta turística, num valor global de 25 milhões de Euros, comparticipados em 17 milhões pelo ON.2, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
De entre os projectos a contratualizar, o de montante mais significativo é o Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que representa um investimento de 8,5 milhões de Euros na construção e equipamento de espaços dedicados ao desenvolvimento artístico naqueles âmbitos, incubação empresarial de negócios criativos, intercâmbio artístico e investigação e produção de conhecimento.
Por outro lado, serão ainda contratualizados quatro novos investimentos na “Rota do Românico”, projecto distinguido com o galardão “Norte Civitas” dos Prémios NOVO NORTE 2010. Três deles, com a VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, têm por objectivos a requalificação, salvaguarda e valorização de sítios e bens em áreas envolventes ao património românico da região (espaços públicos, jardins, paisagens rurais, envolvendo também neste esforço espaços privados, como quintas, casas senhoriais, casas de turismo no espaço rural), a implementação de um sistema de certificação da Rota, enquanto produto turístico e cultural, e a defesa e promoção do património vernacular e imaterial associado ao românico do Vale do Sousa. O quarto projecto, promovido pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega, visa concretizar o alargamento da “Rota do Românico” a imóveis e bens patrimoniais distintivos da arte românica nos concelhos do Baixo Tâmega, sendo gerido e executado o projecto pela VALSOUSA. No total, estes quatro projectos perfazem um investimento de aproximadamente cinco milhões de Euros.
Finalmente, o ON.2 concretizará apoios num montante de sete milhões de Euros para infra-estruturas de ensino nas áreas de hotelaria e turismo, numa aposta na promoção da qualidade da formação especializada num sector com um peso significativo e crescente na economia regional. São beneficiárias destes apoios as Escolas de Hotelaria e Turismo de Lamego e do Porto, num esforço financeiro global que ascende a 13 milhões de Euros. Em concreto, estes investimentos visam a construção de hotéis de aplicação nestas escolas e – no caso de Lamego – a criação de um centro especializado em gastronomia e enologia.

Fonte: Norte em Rede