Município de Celorico da Beira promove Rota dos Museus

A Câmara Municipal de Celorico da Beira tem em actividade uma rota turística, que abrange museus e locais de interesse histórico, com o objectivo de aumentar o número de visitantes ao concelho. Segundo José Luís Cabral, vice-presidente da autarquia, a “Rota dos Museus” apresenta já resultados positivos, funcionando como “mais um atractivo para os turistas”.
O périplo inclui a aldeia histórica de Linhares da Beira e o seu castelo, a escola museu da aldeia de Salgueirais, a casa do mundo rural de Prados, moinhos tradicionais da freguesia de Rapa e igrejas de algumas freguesias do concelho. A rota turística também abrange o sítio arqueológico da necrópole de S. Gens, o Solar do Queijo da Serra da Estrela, o castelo e o museu do agricultor e do queijo, na sede de concelho, entre outros locais.(…)
A Câmara assegura o transporte e os vários guias (arqueólogo, sociólogo e técnicos de turismo) acompanham os grupos e explicam o que podem apreciar em cada local, contou.
(…)As visitas integradas na Rota dos Museus são gratuitas, mas a autarquia admite a possibilidade de, futuramente, cobrar uma quantia simbólica para custear despesas relacionadas com a “preservação dos equipamentos”, disse.

Fonte: DN