Coimbra e Évora distinguidas na Cultura

Coimbra e Évora partilham este ano o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para a Melhor Programação Cultural Autárquica de 2011, galardão que será atribuído no dia 27, no Centro Cultural de Belém.
“O reconhecimento de uma instituição de grande prestígio, como a SPA simboliza quase um ‘selo de qualidade’ da nossa programação cultural”, disse à Lusa Maria José Santos, vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Coimbra (PSD).
Responsável pela candidatura ao prémio, a vereadora considera que o galardão reforça a “autoconfiança e autoestima” do departamento de Cultura da autarquia que, em 2011m comemorou os 900 anos do foral concedido à cidade pelo Conde D. Henrique e D. Teresa.
(…)
As celebrações que se desenvolveram em todos os campos artísticos tiveram como pontos altos eventos como o Festival das Artes, que levou à cidade eventos no campo das artes plásticas, escultura, teatro, música e literatura, entre outras.
No caso de Évora, a programação cultural que levou a autarquia a candidatar-se ao prémio esteve, em 2011, fortemente ligada à comemoração dos 25 anos da classificação do Centro Histórico da cidade como Património Mundial da Humanidade.
(…)
A par com os espetáculos do circuito nacional que ao longo do ano passaram pela cidade, a programação da autarquia reconhecida desde 2001 como “cidade educadora”, continuou este ano a aposta na formação de públicos, incentivando a visita a monumentos, através da do programa “Évora percursos e memórias”.
“São 25 monumentos em volta dos quais há lendas, que começaram a ser visitados no âmbito de rotas criadas” e que resultaram num significativo aumento de público.
Com 11.521 visitantes, o Palácio D. Manuel encabeça a lista dos mais visitados, mas, são ainda exemplos desse aumento o Núcleo Museológico da Casa da Balança (com 5512 visitantes) ou a central elevatória de águas, visitada por 4702 pessoas.

O prémio vai ser entregue às duas autarquias na III Gala do Prémio Autores, que correrá no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no próximo dia 27.

Fonte: DN