Habitantes de Helsínquia contra novo Guggenheim

479

Cerca de 75 por cento dos habitantes de Helsínquia estão contra o projecto de construção de um museu Guggenheim na capital finlandesa, revela um inquérito publicado hoje pelo diário finlandês Helsingin Sanomat.
Apresentado a 10 de Fevereiro, o estudo recomenda a construção de um museu com 12 mil metros quadrados em pleno centro urbano, com um custo de 140 milhões de euros. Além disso, os gastos operacionais ascenderiam a 14,5 milhões de euros por ano, e ainda 22 milhões de euros que a cidade deveria pagar à Fundação Solomon R. Guggenheim pela licença para usar a prestigiosa marca durante vinte anos.
(…)
De acordo com o periódico, a capital finlandesa enfrenta uma dívida que deverá atingir 2000 milhões de euros em 2014.
A população prefere, em alternativa, que seja realizado um investimento noutras iniciativas culturais, como a construção de uma biblioteca municipal ou um museu de história.
(…)
A câmara municipal de Helsínquia deverá decidir até Abril se aceita avançar com o projecto. Se avançar, será realizado um concurso internacional para seleccionar o arquitecto que desenhará o novo museu, numa área junto ao mar.

Fonte: SOL

Siga-nos