Degradação da Fábrica de Cerâmica das Devesas motiva protestos

A associação Verdegaia denunciou hoje a situação de «degradação» do edifício da Cerâmica das Devesas em Gaia, abandonado há três décadas e no qual gostaria de ver o Museu da Cerâmica, e considera «um crime» se ele não for recuperado.
«É um crime não se tomar conta daquilo», sublinhou à Lusa Manuel Pontes, um dos elementos da associação que hoje convidou o vereador do pelouro da Cultura de Gaia para uma visita ao espaço privado.
Fundada em meados da década de 1860, a Fábrica de Cerâmica das Devesas terá sido uma das mais importantes do país, dominando no início do século XX a produção de azulejos, estátuas e ornamentação cerâmica, artefactos em ferro fundido, cantarias de mármore, entre outros produtos.

Fonte: LUSA