Investigação no Museu do Louvre põe a descoberto segredos da Mona Lisa

1334

Leonardo da Vinci poderá ter pintado o seu mais famosos retrato uma década depois do que se pensava, avançou o The Art Newspaper. Suspeitas que já foram confirmadas pelo Museu do Louvre, local onde a obra de arte reside.
Até à data, todos pensavam que Mona Lisa teria ganho vida algures entre os anos 1503 e 1506. Sabe-se agora que terá sido, afinal, algures entre 1503 e 1519.
A alteração da datação do quadro surge como resultado de um recente trabalho de investigação do Louvre sobre o trabalho de Leonardo da Vinci. Uma análise das obras ‘A Virgem e a Criança com Santa Ana’ e a cópia da Mona Lisa presente no Museu do Prado sugeriram que os três quadros poderiam ter sido pintados pouco antes da morte do artista, em 1519.
Isto porque, tanto no original como na cópia, a paisagem de fundo onde se insere Mona Lisa parece ser parcialmente baseada num desenho datado de 1515-1520 pela Colecção Real, também em exibição no Louvre.
Esta importante formalização da alteração da data vai ser apresentada no catálogo da exposição ‘Saint Anne, a Obra-prima Final de Leonardo da Vinci’, a ser exibida no Louvre até 25 de Junho.

Fonte: SOL