Novo museu em Braga

467

O edifício da antiga «Fábrica Confiança», em Braga, vai ser requalificado e transformado num polo cultural e empresarial. Um museu sobre a história e indústria da cidade, um centro de ciência e uma incubadora de empresas são alguns projetos que vão nascer neste novo espaço.
(…)
No antigo edifício da fábrica vai nascer uma incubadora de empresas, um museu de Ciência Viva, um museu dedicado à história e indústria da cidade, uma área de restauração e comércio e, no espaço, adjacente ao edifício principal, um hostel. «Vamos ter espaços de lazer, espaços ligados à cultura, espaços onde poderemos recuperar profissões artesanais, espaços de restauração e um museu alusivo aos produtos da fábrica», adianta ao Canal Superior, Rui Gonçalves, da Câmara Municipal de Braga.
A autarquia escolheu quatro projetos entre os 77 apresentados no concurso de ideias lançado com o objetivo de encontrar soluções de dinamização do espaço. «É um projeto que foi pensado na sua transversalidade e, dada a qualidade das propostas, é possível que integremos no programa funcional final algumas das ideias do concurso que não foram premiadas», continua. Os trabalhos a concurso poderão ser vistos numa exposição que vai estar patente no Museu D. Diogo de Sousa.
(…)
Para proceder à requalificação do edifício, a Câmara Municipal de Braga vai recorrer a fundos comunitários do QREN. Ontem, a autarquia aprovou a declaração de interesse público do edifício, com vista à expropriação do mesmo.

Siga-nos