Portugal vai ter um Plano Nacional de Cinema

A criação de um Plano Nacional de Cinema foi anunciada no início de Março pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, apontando para a sua entrada em vigor no ano lectivo 2013/14. O objectivo de fazer entrar a arte e a história do cinema nos currículos escolares é também referido, de passagem, no projecto da nova Lei do Cinema, que a SEC tem actualmente em consulta pública.
(…)
O gabinete de comunicação da SEC explicitou depois ao PÚBLICO que o PNC irá resultar de um trabalho conjunto dos responsáveis da Cultura com o Ministério de Educação, a que se associará a Cinemateca Portuguesa, pois será do seu arquivo que sairão os filmes a disponibilizar às escolas. “O objectivo é criar uma filmoteca digital, com uma maioria de filmes portugueses, que seja acessível às escolas”, disse João Villalobos, assessor de Viegas, explicando que os filmes a seleccionar deverão ter conteúdos que “correspondam aos programas lectivos e pedagógicos do ensino básico e secundário, entre o 7.º e o 12.º ano”.

Fonte: Público