EDIFÍCIO MAIS ALTO DA EUROPA INAUGURADO EM LONDRES

761

Com uma altura de 306 metros e um investimento de 1.400 milhões de libras (cerca de 1.600 milhões de euros), a Torre da Ponte de Londres (London Bridge Tower) é o edifício de uso misto mais alto do Reino Unido e de Europa. A sua forma já lhe valeu um apelido entre os londrinos: The Shard (a lasca ou o fragmento em inglês).
The Shard foi concebido pelo arquiteto Renzo Piano (Génova, 1937) no verso de um guardanapo num restaurante de Berlim, no ano 2000. A sua inspiração foram as linhas de comboio que passam ao lado da Torre de Londres, as pinturas da capital britânica do veneziano Canaletto e os mastros dos barcos que no passado navegavam pelo Tamisa.
Localizado a poucos metros da Ponte de Londres, no lado sul do rio Tamisa, a Torre fará parte de um complexo, o London Bridge Quarter, que contará com um edifício de escritórios. No arranha-céus conviverão de maneira integral, pela primeira vez no Reino Unido, escritórios de alta tecnologia, apartamentos residenciais, um hotel de cinco estrelas da companhia chinesa Shangri-La, lojas, restaurantes e miradouros públicos e privados.

Fonte: Arte Capital