Governo encerra Escolas de Turismo

428

O Governo vai encerrar quatro das 16 escolas de turismo do país, em Mirandela, Santarém, Feira e Fundão, e está em negociações para que sejam as câmaras municipais a assumir os encargos, se quiserem manter um destes núcleos de ensino nos respetivos concelhos.
A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, disse hoje no parlamento que a autarquia do Fundão já assumiu a escola de hotelaria e turismo existente no concelho e que esta terá a garantia de manutenção da formação pelo Turismo de Portugal.
Santa Maria da Feira recusou ficar com a escola e continuam a decorrer negociações com os municípios de Santarém e de Mirandela.
De acordo com Cecília Meireles, a decisão de encerrar estas escolas foi tomada tendo em consideração diversos critérios, que têm a ver com a procura, com as instalações e com o investimento que precisava de ser feito nos próximos anos e para o qual não há verba.
(…)
“Depois de analisadas as razões, chegou-se ao cerne do problema: as escolas de Lisboa e do Porto”, disse, explicando que, “devido ao negócio feito pelo anterior Governo”, o Turismo de Portugal paga à Parque Escolar, que construiu as escolas de Lisboa e do Porto, uma renda superior a 69 mil euros mensais pelas instalações do Porto e uma mensalidade superior a 109 mil euros pelas de Lisboa.
“São cerca de 180 mil euros mensais em rendas que o Turismo de Portugal paga à Parque Escolar. Foi preciso fazer uma redução de custos”, justificou.
A secretária de Estado não colocou em causa a continuidade destas duas escolas.
“As escolas são ótimas, tem grandes instalações, mas se calhar era melhor terem instalações mais modestas e assim nós não teríamos de pagar esta dívida durante 20 ou 30 anos”, considerou.

Fonte: As Beiras

Siga-nos