Férias no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa

De 3 de julho a 7 de setembro de 2012

OPÇÃO 1 – Participantes Individuais
Oficinas de Expressão plástica, Arqueologia experimental, Jogos de Sala, Jogos romanos de campo e Contos Animados.
Terças, quartas, quintas e sextas feiras – 10:00 – 17:30 horas
Público-alvo: crianças e jovens dos 6 aos 14 anos (mínimo 5, máximo 15 participantes)

OPÇÃO 2 – Grupos
Visitas, Oficinas de Expressão plástica, Jogos de Sala, Jogos romanos de campo e Contos Animados.
Grupos ATL e outros: máximo de 25 participantes (sendo que em cada parte do dia só é realizada uma atividade).
Público-alvo: 3 aos 14 anos, com marcação prévia.

OPÇÃO 1 – Participantes Individuais

Programa completo semana (4 dias): 10:00 – 17:30 Horas, com almoço e lanches da manhã e da tarde: 70€
Programa completo (cada dia): 10:00 – 17:30 Horas, com almoço e lanches da manhã e da tarde: 20€
Programa por dia: 10.00 – 12.00 Horas e 15:00 – 17:30 Horas – 10€: com lanches da manhã e da tarde: 12€
Oficinas – Programa para manhã ou tarde: 10.00 – 12.00 Horas ou 15:00 – 17:00 Horas – 5€: com lanche: 6€

Semanas temáticas:

28 a 31 de agosto
SEMANA DOS JOGOS
À Procura dos Objectos com História
Jogos romanos de campo
Corridas no Circo Máximo
Em busca do legionário de Bracara Augusta

4 a 7 de setembro
SEMANA DA PRÉ E PROTO-HISTÓRIA
Os Artistas da Pré-História – pintura e gravura rupestre
Construções da Proto-História
Histórias da Pré-história – Conto animado

OPÇÃO 2 – Grupos
Acesso:1€, com marcação prévia.
Público-alvo: 3 aos 14 anos.
A atividade de iniciativa do Museu poderá ser articulada com atividade das respectivas instituições. São acompanhadas por técnicos do Serviço Educativo
O museu disponibiliza os espaços exteriores para lanches e piqueniques.
(Almoço na cafetaria: 3,50 € por criança (Pré-escolar e 1º ciclo); 4,50 € (2º ciclo); 6 € (3º ciclo).

3 de julho a 7 de setembro
Terça a sexta-feira
Tarde: 14:30 – 16:00 horas
Visitas ao espaço expositivo do museu

Terças-feiras – Manhã: 10:30 – 12:00 horas
Jogos romanos de campo
Atividade: Jogo (espaço exterior condicionado pelas condições climatéricas).
Objetivo: Através da síntese da história dos jogos e atividades de lazer praticados pelos romanos, perceber como estes se divertiam, que desportos praticavam e quais as origens de alguns dos jogos praticados actualmente.

Quartas-feiras – Manhã: 10:30 – 12:00 horas
Natureza e Cores. Pintura criativa
Atividade: Pintura criativa com cores naturais extraídas de plantas e frutos, na decoração de objectos.
Objetivo: Dar a conhecer algumas espécies de plantas e frutos dos quais podem ser extraídos pigmentos para pintura e tinturaria.

Quintas-feiras – Manhã: 10:30 – 12:00 horas
Cerâmica manual. Como se fazia?
Atividade: Arqueologia experimental. Modelação de barro visando a criação de peças e recriação de motivos decorativos da cerâmica romana.
Objetivo: Estimular a observação e a criatividade de forma a permitir compreender alguns conceitos relacionados com os materiais, as tecnologias, a produção e a funcionalidade das peças cerâmicas.

Sextas-feiras – Manhã: 10:30 – 12:00 horas
Corridas no Circo Máximo ou jogos de sala
Atividade: Jogo de tabuleiro gigante
Objetivo: Através da síntese da história das corridas no Circo Máximo, percepcionar formas de lazer praticadas pelos romanos. Perceber como estes se divertiam, que desportos praticavam.

Para mais informações: