Nomeação do Director do Museu de Aveiro gera contestação

2596

“A direção regional da Cultura, entidade que passou a ter a tutela do museu de Aveiro, designou para o cargo Zulmira Gonçalves, uma funcionária da Câmara de Coimbra que é desde há um ano técnica superior de Direito no Gabinete para o Centro Histórico. A nova responsável, que substitui o atual diretor nomeado em Janeiro passado, ficará ainda com a supervisão da Equipa de Projeto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.
A moção a apresentar pelos eleitos do PS pretende a “remessa ao Primeiro-ministro enquanto responsável máximo do Governo da área da cultura, no sentido de que seja de imediato revogado um despacho que afronta Aveiro e os aveirenses”. O PS quer o futuro director do Museu de Aveiro “em plena e exclusiva dedicação”.
Para os socialistas, a nomeação  de uma diretora naquelas condições é “o corolário da política deste Governo PSD/PP, relativamente ao Museu de Santa Joana, a qual tem vindo a prejudicar gravemente Aveiro”.
Depois do Decreto-Lei n.º 114/2012 de 25 de maio e da Portaria n.º 227/2012, de 3 de agosto, que “na prática desgraduam o Museu de Aveiro e o seu dirigente”, o PS insurge-se com a aprovação de um modelo de direcção do Museu “a meias” com a equipa de projecto do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra.
O PS faz notar ainda que “cai assim por terra a promessa do Secretário de Estado da Cultura” quando em Março passado respondeu ao deputado socialista aveirense Filipe Neto Brandão quando garantia que a nova tutela tinha como “objectivos garantir a eficácia de uma gestão mais próxima da realidade envolvente, relevando, deste modo, de forma inequívoca, o interesse nacional dos equipamentos em causa, e muito em particular o Museu de Aveiro”.
A concelhia do PS lembra,a propósito, o esforço de requalificação do Museu de Aveiro entre 2006 e 2009 com obras que ultrapassaram os 5 milhões de euros.
(…)

Fonte: Notícias de Aveiro, 26.08.2012

Siga-nos