Video promocional de Lisboa com imagens manipuladas vence prémio internacional

641

O Turismo de Portugal (TP) pagou 190 mil euros por The Beauty of Simplicity, o vídeo promocional que usa imagens manipuladas de Lisboa. A prestação de “serviços de publicidade” foi atribuída à Krypton Films por ajuste directo. A produtora recebeu ainda 19 mil e 20 euros para “licenças”, na sequência de um contrato celebrado no dia anterior ao da publicação do vídeo na página do TP no YouTube.
No total, a Krypton Films recebeu 209 mil e 20 euros do TP. Este instituto público contratualizou a “produção de um filme de promoção da oferta de Portugal, enquanto destino turístico” a 21 de Setembro de 2010, quando o seu actual presidente, Frederico Costa, era o responsável pelos pelouros da promoção e dos assuntos internacionais.
(…)
The Beauty of Simplicity (ou A Beleza da Simplicidade, na tradução portuguesa) captou a atenção com os prémios conquistados em festivais internacionais desde Junho do ano passado – na Polónia, na Letónia, nos EUA, em França e na Sérvia. Foi este último prémio, atribuído no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia da Sérvia, que levou o engenheiro electrotécnico Pedro Rocha a procurar o vídeo. O que encontrou deixou-o espantado: imagens manipuladas de Lisboa.
O caso foi revelado nesta terça-feira pelo Expresso: edifícios do Marquês de Pombal e da Avenida Fontes Pereira de Melo aparecem duplicados, ao terceiro minuto do vídeo, assim como a própria rotunda (a duplicação omite a estátua) e parte do Parque Eduardo VII. Os últimos prédios da Fontes Pereira de Melo voltam a ser os mesmos após o Marquês, fazendo com que a rua Braamcamp pareça maior do que o que é na verdade e que a Avenida da Liberdade fique reduzida a um vestígio do seu comprimento real.
(…)

Fonte: Público, 26.09.2012
Artigo Completo 

Siga-nos