Seminário “Rotas e Percursos Culturais: do conteúdo ao negócio” – inscrições encerradas

NOTE BEM: O LOCAL DO SEMINÁRIO FOI ALTERADO POR FORÇA DO ELEVADO NÚMERO DE INSCRIÇÕES

Será na Fundação Eng António de Almeida

Ver aqui localização e como chegar

 

 

Porto | Auditório da Fundação da Juventude | 15 – 16 Novembro 2012

Rua das Flores, 69

Organização: Fundação da Juventude | Pportodosmuseus

Inscrição Gratuita (limitada ao número de lugares disponíveis)

Introdução

A riqueza e a diversidade do Património Cultural constituem, como sabemos, um importante recurso do país, cada vez mais procurado pelo turismo interno e externo, numa perspectiva de experiência turística integrada, que alia o clima à descoberta do Património Histórico, Arquitectónico, Etnográfico e Gastronómico.
O estudo que realizamos em 2011, permitiu-nos identificar mais de 500 propostas de rotas e itinerários culturais, com referência online, sobre os mais diversificados temas, reflexo da riqueza patrimonial do país e do  interesse dos seus variados promotores em desenvolver iniciativas que potenciem o turismo cultural.

No entanto, a actividade económica associada a estes recursos é, ainda,  muito reduzida como pudemos verificar, importando, como tal, juntar esforços para potenciar o sector e abrir novas “janelas de oportunidades” e, designadamente, novos negócios.

O que é preciso fazer para que as empresas existentes agarrem esta oportunidade de dinamização do Turismo Cultural e de exportação de serviços, tendo em que conta que o público-alvo é também estrangeiro? O que é necessário para que os jovens empreendedores, de variadas áreas de formação, se mobilizem para que vejam nesta actividade uma oportunidade de futuro, num sector que tem como alvo o mercado interno, mas também o mercado externo? O que é necessário para que nesta actividade se introduza, com mais convicção, a inovação, abordagens de complementaridade e suportes tecnológicos de apoio, com provas dadas que promovam experiências únicas?

Para todas estas e outras questões queremos respostas. De quem já está no terreno. De quem conhece o mercado. De quem conhece o sector. De quem sabe como se pode começar. De quem acredita em novos modelos e quer liderar novos negócios.

 

Programa

Dia 15 | Quinta-feira

9h00 – Recepção dos participantes
9h30 Abertura
Painel I. Desafios para o Turismo Cultural: Enquadramento, Estratégias, Exportação
Objetivo: Enquadramento estratégico do Turismo Cultural no atual contexto nacional
9h45 – Sofia Ferreira | Turismo do Porto e Norte
10h00 – Vladimiro Feliz | Câmara Municipal do Porto
10h15 – Manuel Cabral | Instituto do Vinho do Porto
10h30 – Ana Rosa | IAPMEI
10h45 – Coffee-break

Painel II. Património Cultural enquanto base do Turismo Cultural
Objetivo: Recursos para o Turismo Cultural existentes em Portugal
11h05 – Rosário Machado | Rota do Românico
11h20 – Patrícia Remelgado | Pportodosmuseus
11h35 – Miguel Rodrigues | DRCN
11h50 – Debate

13h00 – Almoço Livre

 Painel III. Turismo Cultural: boas práticas de experiência privada
Objetivo: A experiencia das empresas no terreno
14h30 – Cristina Ramos | Cultour
14h50 – Varico Pereira | Turel
15h10 – Paulo Lopes | Oficina da Natureza
15h30 – Raquel Policarpo | Time Travellers
15h50Coffee-Break

16h10 – Nuno Barbosa |VivExperiência
16h30 – Anna Campos | Patritour
16h50 – Debate

 

Dia 16 | Sexta-feira

                                                                                                                                               

Painel IV. Turismo Cultural: oportunidades de negócio
Objetivo: Exemplos de recursos que podem ser potenciados economicamente
9h30 – Frederica Chichorro | Rota das Tabernas – Câmara Municipal de Coimbra
09h50 – Mário Brito | Rota dos Mosteiros – DRCN
10h10 – Miguel Pizarro | Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
10h30 – Coffee-break
11h00
– Suzana Menezes | Rota do Património Industrial – S. João da Madeira
11h20 – Ana Maio | Ordem dos Arquitectos
11h40 – Sofia Lobo | Rota dos Vinhos Verdes
12h00 – Ana Umbelino | Rota das Linhas de Torres – Câmara Municipal de Torres Vedras
12h20 – Debate | Meeting Point

13h00 – Almoço Livre

Painel V. Turismo Cultural: utilização das novas tecnologias
Objetivo: Tenologias aplicáveis ao turismo Cultural
14h30 – Alexandre Pinto | Iclio
14h50 – Fernando Cabral | Sistemas do Futuro
15h10 – Carlos Rebelo | 3Decide
15h30 – Miguel Oliveira | Edigma
15h50 – Coffee-break

Painel VI. Turismo Cultural: a perspetiva da Economia e do Marketing
Objetivo: a visão da economia e do marketing sobre o Turismo Cultural
16h10 – Carlos Brito | FEP
16h30 – Rui Silvestre | Arvore Coop.
16h50 – César Nóbrega | Jornalista
17h10 – Debate
18h00 – Encerramento

Formulário de Inscrição
Para mais informações:
seminariosrpt@gmail.com

Devido ao elevado número de inscrições registado, a partir deste momento, as inscrições serão colocadas em lista de espera, dependendo da existência de desistências que venham a verificar-se.
Relativamente aos já inscritos, até ao final da semana será efectuada a confirmação da inscrição. Esta demora decorre de estarmos a procurar um espaço alternativo com maior capacidade.