RCM – Rede de Consultórios nos Museus: participe!

Na sequência da iniciativa do Museu Municipal de Portimão sobre a criação de um “Consultório no Museu” e de variadas trocas de impressões com responsáveis e profissionais de museus, o pportodosmuseus decidiu lançar uma iniciativa designada “REDE DE CONSULTÓRIOS NOS MUSEUS – RCM”, para objectos em posse de particulares.

É uma iniciativa que conta com o apoio do Museu Municipal de Portimão e também, desde já, do Museu de Lamego, Museu Nacional do Traje, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Mosteiro de Tibães e outros que estão ainda numa fase de avaliação das condições de participação e esclarecimento de dúvidas.

Conheça os museus e espaços culturais aderentes

O modelo é muito simples:

Os museus escolhem livremente o dia, a hora, o nº de sessões, as áreas de conservação, a gratuitidade ou não das acções, os técnicos que realizarão as acções….

O pportodosmuseus promove a iniciativa nos museus, cria uma base de dados de profissionais da conservação eventualmente disponíveis para colaboarar ( gratuitamente ou não), divulga publicamente os Museus adererentes e divulga o serviço ao público em geral e à imprensa.

Todos estamos conscientes da importãncia da colaboração e do funcionamento em rede que dá mais visibilidade aos museus e, neste caso, acentua uma importante função dos museus tantas vezes pouco acarinhada e até desconhecida.

Não hesite:

Se é um museu: manifeste o seu interesse em aderir para: geral@pporto.pt .Diga-nos: Nome doMuseu, contactos, condiçoes de participaçao, acesso pago ou gratuito, nº limite de participantes, recursos humanos do museu ou outros ( profiisionais liberais, empresas, universidades,etc)

Se é um profissional da conservação registe-se: http://goo.gl/2I1Ey

Se tem um objecto de valor em casa ( afectivo, patrimonial ou económico ) aguardea divulgação dos museus onde se vai poder dirigir para uma ” consulta”

Se de alguma forma acha que pode colaborar nesta inicitiva…contacte-nos para geral@pporto.pt. Temos um conjunto de acções complementares em preparação e precisamos de parceiros para as desenvolver.