Demitiu-se a directora da Casa das Histórias Paula Rego

302

 

A directora da Casa das Histórias Paula Rego, Helena de Freitas, revelou hoje à agência Lusa que pediu a demissão do cargo, “por falta de condições” para prosseguir o projecto assumido em 2010.
Na passada segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, divulgou, na reunião do executivo, o acordo da autarquia com a família da pintora Paula Rego, para a extinção da Fundação com o nome da artista. Por acordo entre as partes, a Câmara Municipal de Cascais, com a extinção da Fundação Paula Rego, passa a assumir a gestão da Casa das Histórias.
(…)
“Não tenho condições para prosseguir o projecto. A equipa não é a mesma, foi muito reduzida, e o acervo será diferente. Daqui para a frente será um outro projecto, e não faz sentido eu continuar”, declarou a curadora, de 52 anos, que irá regressar à Fundação Calouste Gulbenkian.
(…)
A Casa das Histórias irá manter o nome da pintora e uma exposição permanente, mas algumas obras que se encontravam em acordo de comodato (empréstimo) precário serão devolvidas.
(…)
Em 2010, para assumir a direcção na Casa das Histórias, Helena de Freitas suspendeu o contrato com a Fundação Calouste Gulbenkian, mas continuou a ser funcionária da instituição, à qual tem uma forte ligação.
Instalado num edifício de raiz desenhado pelo arquitecto Souto de Moura, a Casa das Histórias representou um investimento, por parte da Câmara Municipal de Cascais, de cerca de cinco milhões de euros, ao abrigo de um programa de apoio financeiro do Turismo de Portugal.
A Casa das Histórias abriu com um acervo próximo das quatro centenas de obras de pintura, desenho e outras peças da pintora de 77 anos, radicada em Londres, e uma das mais conceituadas artistas portuguesas a nível internacional.
(…)

Fonte: SOL

Siga-nos