Últimas vagas | Curso: Legitimar memórias locais: uma iniciativa museológica onde a memória transita de mão em mão

“Legitimar memórias locais”. Uma parceria entre o Museu das Comunicações (FPC) e o Centro de Estudos Sociais (UC), para dinamizar e resignificar as memórias do lugar, à procura de outros sentidos sociais do presente.

Cruzando as linhas de atuação patrimonial da UNESCO com as da Museologia Social e as da Ecologia dos Saberes, o Núcleo de estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura do CES iniciou em 2012 uma série de cursos de formação sobre legitimação e dinamização de memórias locais, em museus portugueses, aliando a necessidade de reconhecimento da diversidade à riqueza que emerge da exploração coletiva da memória na sua expressão quotidiana.

ORGANIZAÇÃO
Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra)

COORDENAÇÃO DO CURSO
Lorena Sancho Querol (CCArq-CES)

FORMADORES/AS
O corpo de formadores/as é constituído por investigadores/as, profissionais do panorama museológico português e outras individualidades detentoras de conhecimento específico e relevante no âmbito da temática do curso.

DESTINATÁRIOS
Este curso é aberto a profissionais e investigadores/as com interesse no estudo participativo das memórias locais, independentemente da sua área de formação ou de atividade, mas estará especialmente orientado a profissionais de museus, património, organizações culturais e de desenvolvimento local.
METODOLOGIA
Colocando como prioridade o desenvolvimento do trabalho de terreno centrado no acesso aos valores relacionados com as memórias locais, prevê-se a alternância de sessões teóricas e práticas, de forma que cada uma das sessões teóricas constitua um espaço de reflexão, e de acesso a conceitos e ferramentas de trabalho com coletivos locais.

Com este mesmo objetivo prevê-se igualmente a presença de 6 convidados/as cujo perfil, experiência e conhecimentos, apresentam elevado interesse para o nosso processo de estudo.

Ferramentas e estudos de caso que serão abordados:

1. Elsa Lechner (NHUMEP-CES) – “Princípios e práticas da ética de inclusão/participação”. Oficina de trabalho biográfico.
2. Pedro Leite (CCArq-CES) – “Os desafios da intersubjetividade no processo museológico: entre memórias, ausências e relevâncias”.

Estudos de caso:
1. Emanuel Sancho – Diretor do Museu do Trajo de São Brás de Alportel.
Projeto: “Trabalhando a Memória no Museu de São Brás”

2. Mónica Dias e Celso Antão – Técnicos do Gabinete de apoio à família da Junta de Freguesia de Santos o Velho- Comissão Social de Freguesia.
Projeto: “Do Museu ao Bairro da Madragoa”: (re)descobrindo identidades com a comunidade

3. Márcia Carvalho – membro da Unidade de Direção do Museu Marítimo de Ílhavo.
Projeto: “O Arquivo de Memórias da Pesca do Bacalhau do Museu Marítimo de Ílhavo”
REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
Inscrição:
– Geral: 120€
– Associados do MINOM, ICOM, ICOMOS beneficiam de um desconto de 30%, selecionando na ficha de inscrição a modalidade “Associado/a do MINOM”: 84€
– Membros de associações locais de cultura, comissões sociais de freguesia, museus, estudantes e outros colectivos ligados ao desenvolvimento local, beneficiam igualmente de 30% selecionando na ficha de inscrição a modalidade “Associações locais de cultura”: 84 €

Modalidades de pagamento:
– A taxa de inscrição poderá ser liquidada de uma só vez (no ato da inscrição) ou em duas prestações de 50% do valor total. (*)
– Data limite para o pagamento da primeira prestação / inscrição completa: 25 de março
– Data limite para o pagamento da segunda prestação: 15 de abril

(*) Optar pelo pagamento da taxa de inscrição em duas prestações exclui a possibilidade de pagamento por referência multibanco (pagamento exclusivamente por transferência bancária e/ou cheque), e implica notificar por email a organização da sua escolha:  (através do email ritakacia@ces.uc.pt)

Para mais informações