Acção de formação “O ENSINO DE ARTES VISUAIS – ABORDAGENS METODOLÓGICAS”

1484

O ENSINO DE ARTES VISUAIS – ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Ação de Formação para Profs. dos Grupos 240 e 600 | Curso de extensão universitária

Estão abertas as inscrições para a Ação de Formação e o novo Curso de Extensão Universitária, promovido pelo Mestrado em Artes Visuais da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica – Braga, designado «O Ensino de Artes Visuais: Abordagens Metodológicas».

Orientado por especialistas nacionais e estrangeiros, o curso tem como objeto de estudo os aspetos pedagógicos e didáticos das artes visuais face aos novos desafios da cultura visual, das inovações nos processos da criação artística – aspetos tecnológicos e científicos – e da investigação neste domínio do conhecimento.

Os destinatários principais desta formação são Professores* e Alunos das áreas de Artes Visuais e de Educação Visual, Artistas, Educadores, Mediadores Culturais, Público interessado em formação estética e cultura artística.

* O Curso está creditado pelo CCPFC como Ação de Formação para os Profs. dos Grupos 600 e 240 | 25 horas | 1 crédito | Avaliação final mediante Relatório a elaborar em 12.06.2013 (17H00-19H30).

Temas e Oradores:

> «Los proyectos-proceso como espacios intermedios de experimentación para la formación en artes visuales» (María Jesús Agra e Carmen Franco Vázquez – Universidad de Santiago de Compostela)

> «Abordagens metodológicas do ensino das artes visuais» (Fernando Raposo – Instituto Politécnico de Castelo Branco)

> «Das perspetivas formalistas às novas abordagens críticas no ensino do visual: um trânsito pelas metodologias contemporâneas de ensino das artes visuais» (Leonardo Charréu –  Universidade de Évora)

> «Un patrimonio migrante: la ciudad como espacio de acción y reflexión para la educación en artes visuales» (Ricard Huerta – Universidad de Valencia)

> «Pedagogia baseada em processos artísticos» (Maria Teresa de Eça – International Society for Education through Art).

As aulas decorrem à sexta-feira, a partir das 18h00, com início previsto para 10 de maio.

Para mais informações contactar a Secretaria da Faculdade de Filosofia através de 253 208 075 ouarturalves@braga.ucp.pt.

Siga-nos