OBRAS DO MUSEU DO PRADO, EM MADRID, SÃO DANIFICADAS POR INFILTRAÇÕES NO PRÉDIO

As fortes chuvas que atingiram a capital espanhola no último mês de março geraram problemas no Museu do Prado, em Madrid. O grande volume de água causou uma infiltração no prédio da instituição e danificou 14 obras de arte, entre elas o quadro Banquete de Casamento, do pintor flamengo Jan Brueghel, o Velho. Apesar do acidente ter ocorrido no mês passado, a direção do museu decidiu revelar os danos apenas há duas semanas.

Os trabalhos afetados são oito desenhos e pastéis, que datam principalmente do século XVIII, e seis pinturas a óleo. Apesar do susto, Miguel Zugaza, diretor do museu, afirma que os estragos não foram tão graves. Zugaza declarou em entrevista à agencia de notícias Reuters que as obras “não sofreram danos graves. Os óleos já estão nos seus lugares, e os desenhos, por serem em papel e precisarem de mais tempo para a secagem, estão na oficina de restauração”.

Fonte: Arte Capital