“Nunca desistas”, por César Nóbrega

1814

Nunca Desistas

Por César Nóbrega

 

A educação é um tema cada vez mais na ordem do dia. Seja pela falta ou pelos entraves que vão sendo colocados. A educação é, de facto, o garante de um futuro, que nesta altura é negro. Daqui a uns anos pode ser muito tarde. As mensagens chegam de todo lado e não é só em Portugal se grita por ajuda. Dos Estados Unidos chega, agora, a Portugal “Nunca Desistas”:

http://www.youtube.com/watch?v=lvYPxZpstkE

O filme retracta uma comunidade norte-americana que juntou pais e professores numa luta por uma melhor educação. É baseado numa história verídica. Os responsáveis directos pela educação dos mais jovens tomam controlo de uma escola e tentam proporcionar uma aprendizagem melhor e mais eficiente.

Como todos as grandes produções “Nunca Desistas” não se fica pela mensagem institucional. É preciso salvar a educação. E todos estão envolvidos. Mas há mais. Há amizade, esperança e coragem nos locais onde menos esperávamos.

O filme tenta derrubar muros. Interesses instalados. Burocracias. Ensino tradicional. Duas amigas vão arriscar tudo para assegurar o futuro dos seus filhos. Numa altura de crise como esta em que já toda a gente percebeu que nem as mais poderosas manifestações levam a lugar algum, filmes com esta mensagem podem ajudar a pensar num dia de amanhã diferente.

Nos papéis principais estão duas já veteranas do cinema: Maggie Gyllenhaal (aluna “sui generis” no filme “A Secretária” ao lado de James Spader) e Viola Davis (uma das protagonistas de “As Serviçais” 2011). E, como este é, sobretudo, um filme sobre o poder feminino da mudança, destaque, também, para Holly Hunter (Óscar de Melhor Actriz em “O Piano”, 1993) e Rosie Perez  (nomeada para Óscar em “Sem medo de Viver”, 1993).

 

Siga-nos