Identificada casa de Raúl Lino no Porto

2566

PP - 20 MARCO 2014 - PORTO - CASA DO RAUL LINO ABANDONADA

A revelação foi feita, no círculo restrito de arquitectos e estudantes desta disciplina, no passado mês de Março, na Fundação Marques da Silva, no Porto. Mas dificilmente quem passe na Rua de Ciríaco Cardoso, junto à Avenida da Boavista, e olhe para uma moradia arruinada e actualmente à venda a identifique como um projecto de Raul Lino (1879-1974), o arquitecto cujo nome ficou indelevelmente ligado a uma certa ideia da “casa portuguesa”.

A verdade é que há uma casa projectada por Raul Lino e que sobreviveu no Porto, cidade que se imaginava fora, ou pelo menos distante, da cartografia de um arquitecto cuja obra mais relevante se encontra na linha entre Sintra e Lisboa.

A autora da descoberta é a arquitecta Carla Garrido de Oliveira (n. Barcelos, 1974), que actualmente desenvolve uma dissertação de doutoramento sobre a bibliografia de Raul Lino – com o título provisório A Nossa Casa: Proposta de reforma moderna da arquitectura portuguesa. “Há sempre uma dimensão muito grande de sorte, mas também de intuição e de vontade”, diz a arquitecta e professora de História da Arquitectura Portuguesa na Universidade do Porto, a explicar as circunstâncias que a levaram à identificação daquela casa.

Fonte: Público

Artigo completo

Siga-nos