Começam as buscas aos restos mortais de Cervantes

 

cervantes

Quase 400 anos depois da morte de Miguel Cervantes, começam hoje as buscas dos seus restos mortais no Convento das Trinitarias de Madrid, onde se acredita que foi enterrado cumprindo o seu desejo.

Um grupo de pesquisadores começa hoje uma análise dos possíveis locais onde possam estar depositados os restos mortais do escritor, recolhendo amostras que permitam realizar os testes necessários.

Depois de processar toda a informação, será possível no mês seguinte obter uma “imagem tridimensional absolutamente completa de todo o edifício”, explicou o médico legista Francisco Etxeberría.

Com a primeira fase concluída e com resultados positivos, a segunda fase passará por extrair os restos mortais do escritor, ação que estará a cargo da equipa liderada por Francisco Etxeberría.

Uma vez recolhidos os restos mortais, a última fase passará por identificar os mesmos através de características antropológicas, tais como as lesões que o escritor sofreu na Batalha de Lepanto, em 1571 – dois tiros no peito e um na mão esquerda.

A primeira tentativa de localizar os restos mortais do escritor começa logo pela manhã no convento atualmente habitado por freiras.

Fonte: DN