Frank Gehry galardoado com Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2014

1499

gugg_bilbao

 

O arquiteto norte-americano Frank Gehry foi galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2014, em reconhecimento da “relevância e repercussões das suas criações” em vários países, com os quais “definiu e impulsionou a arquitetura”.

A decisão foi anunciada pela Fundação Príncipe das Astúrias das Artes 2014, que, em comunicado, explica que a obra de Gehry se caracteriza por “um jogo virtuoso com formas complexas usando materiais inusitados, como o titânio, e a inovação tecnológica que teve um impacto em outras artes”.

Como exemplo dessa “arquitetura aberta, natural, lúdica e orgânica”, a Fundação cita o Museu Guggenheim de Bilbau, que “além da sua excelência arquitetónica e estética, tem tido um enorme impacto económico, social e urbana” no espaço que o rodeia.

Gehry nasceu em 1929, em Toronto, mas tornou-se um cidadão dos EUA em 1947, depois de se mudar com os pais para Los Angeles.

Formou-se em arquitetura na Califórnia e começou a trabalhar no estúdio de Victor Gruen, tendo estudado ainda na Universidade de Harvard antes de se mudar, com a mulher e as filhas, em 1961, para Paris.

Fonte: JN

Artigo completo

Siga-nos