DIM: Museu Cargaleiro

cargaleiro

O Museu Cargaleiro vai assinalar o Dia Internacional dos Museus com diversas atividades que decorrem de 16 a 18 de maio, sendo este ano o tema proposto pelo ICOM (International Council of Museums) “Museus: As coleções criam conexões”.

Com o objetivo de divulgar a obra do artista Manuel Cargaleiro e também a sua coleção, o Museu apresenta uma programação cultural de forma a atrair visitantes e a criar novos públicos.

Dia 16 de maio, sexta-feira, às 10h00 e às 14h00 o oleiro Noé Luís vai estar a modelar barro na Praça Académica (espaço exterior ao Museu). Esta atividade, programada em parceria com a Escola Superior de Educação, no âmbito do projeto “Diálogos… Ciência, Tradição e Cultura” financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, é destinada ao público escolar, dos 6 aos 10 anos de idade. O objectivo desta demonstração é dar a conhecer às crianças a arte tradicional de produzir peças de barro a partir da roda de oleiro.

No mesmo local, o albicastrense Domingos Correia vai ensinar a gatear pratos e bacias de cerâmica, uma técnica utilizada antigamente para consertar e reaproveitar todas as peças que se partiam.

Ambas as atividades vão ao encontro da exposição temporária de Cerâmica Ratinha patente no Museu, visando deste modo criar pontes entre gerações e estabelecer laços com a comunidade.

No sábado, dia 17 de maio, o Serviço Educativo irá promover uma Oficina de Barro dirigida aos mais pequenos, a realizar-se das 16h00 às 17h30 e com limite de 20 participações.

Dia 18 de maio, domingo, o Museu Cargaleiro vai alargar o horário de funciona até às 20h00, com entradas gratuitas. Estão programadas duas visitas orientadas, às 11h00 e às 15h00, dando a conhecer o percurso de vida e a obra do artista Manuel Cargaleiro, natural de Vila Velha de Ródão. No período da tarde, o Museu promove um momento musical, em parceria com o CulturaVibra, proporcionando aos visitantes um encontro com a arte em diferentes formas e sentidos.

Recorde-se que no ano passado o Museu Cargaleiro também assinalou a efeméride do Dia Internacional dos Museus registando cerca de 400 visitantes durante o dia, muitos dos quais albicastrenses que visitaram pela primeira vez este espaço museológico.