Museu da Baleia da Madeira comemora 28 anos e promove actividades

museu_baleia

No dia 28, o Museu da Baleia da Madeira comemora 24 anos de existência. Neste âmbito e integradas nas actividades do Dia Internacional dos Museus 2014, com o tema ‘Museus: colecções criam conexões’, vão ser desenvolvidas duas acções:

9 às 12 horas – Acção de limpeza da Praia ‘Ajude a virar a Maré’ – Nesta actividade vai-se proceder à limpeza do calhau das praias do Caniçal na qual participarão utentes do Centro de Dia do Caniçal, alunos da EB1/PE do Caniçal e da EB2,3 do Caniçal num total de 200 participantes;

15 horas – Inauguração da secção de ‘Anatomia dos Cetáceos’ – O trabalho desenvolvido na Unidade de Ciência do MBM tem permitido a recolha dos animais arrojados, posterior necropsia e recuperação de ossos que são depois integrados em esqueletos que agora se apresentam ao público. Destacam-se dois esqueletos completos das espécies: golfinho-pintado (Stenella frontalis) e golfinho-comum (Delphinus delphis). Além destes, a secção de anatomia é rica em exemplares de crânios, barbas e bulas timpânicas de outras espécies de cetáceos. Serão também apresentados ao público dois exemplares de lobos-marinhos embalsamados: a Maria e a Birisca que se juntam a Desertinha.  As salas de exposição permanente ficam ainda enriquecidas com as versões definitivas de filmes 3D que, desde a inauguração do MBM, tem vindo a sofrer alterações resultantes de um processo crítico e contínuo de melhoria do serviço disponibilizado ao público.

Fonte: Dnotícias.pt