Turismo de Portugal aposta em promoção online

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Nos últimos anos, a promoção internacional do destino Portugal contava com um orçamento de 10 milhões de euros e era essencialmente focada em campanhas offline, nomeadamente em publicidade exterior e em imprensa, com o online a representar apenas 2%. A partir de 2013, o Turismo de Portugal mudou a estratégia e investiu 5 milhões de euros em campanhas “exclusivamente online” , que João Cotrim de Figueiredo, presidente do instituto público, diz ter “uma maior eficácia com menos recursos”.

Ao todo foram realizadas mais de 400 campanhas exclusivamente online para 13 mercados-alvo, em 11 idiomas. Com esta estratégia, o instituto realça que se pode “libertar recursos para reforçar a actividade de apoio à venda junto de operadores internacionais e aumentar o número de workshops comerciais focados no contacto próximo”.

arEsta aposta teve resultados no aumento do número de fãs do VisitPortugal no Facebook, com 560 mil fãs, 81% dos quais são estrangeiros, quando em 2012 75% eram nacionais. Até Abril de 2014, comparativamente com o ano anterior, o número de visitas ao visitportugal.com cresceu 92,5%, passando de 3,1 milhões para 6 milhões de visitantes, com 15 mil visitantes diários.

O presidente do Turismo de Portugal realçou que “mudou a forma como as pessoas escolhem as viagens”, justificando que estudos indicam que 83% das pessoas utilizam a internet para planear as suas viagens e que 40% das pessoas que viajam são influenciadas pelas redes sociais. Para o responsável, “a eficácia da promoção depende da forma como estamos a comunicar”. “Temos a convicção do que estamos a fazer, mas também temos a certeza de que ainda estamos no princípio”, indicou João Cotrim de Figueiredo.

Fonte: Publituris

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