Biblioteca Nacional espanhola acolhe exposição “Fernando Pessoa em Espanha”

pessoa

 

A exposição que a Biblioteca Nacional de Espanha (BNE) apresenta mostra o os laços entre o escritor português e os seus contemporâneos espanhóis.

Pessoa nunca visitou Espanha, mas a BNE mostrará na exposição, patente até agosto, exemplos de algumas marcas do escritor português, numa iniciativa organizada com a colaboração da Biblioteca Nacional em Lisboa e da subdireção geral de Promoção Exterior da Cultura.

Segundo a BNE, a mostra detalha os contactos que Pessoa manteve com alguns escritores espanhóis e a polémica com Miguel de Unamumo pela sua obra “Por terras de Portugal e de Espanha”.

A primeira tradução da obra de Pessoa para o espanhol data de 1923, sendo que só depois da sua morte, com a publicação de uma antologia da sua poesia (em 1962), Pessoa se tornou conhecido, sendo referência para muitos autores espanhóis.

A mostra oferece o legado de Pessoa através de livros, cartas e textos que se conservam na BNE, na Biblioteca Nacional portuguesa e em outras instituições culturais dos dois países.

O comissário da exposição é Antonio Séz, professor da Universidade de Évora.

Fonte: Porto Canal