Festival Materiais Diversos regressa em Setembro

materiais_diversos

A 6.ª edição do Festival Materiais Diversos, de 18 a 27 de Setembro, será a mais internacional apresentada até hoje. Dança, teatro e música, bem como um conjunto de actividades paralelas que cruzam formação, conferências, cinema e DJs serão os ingredientes do programa que já é um ponto incontornável da oferta cultural da região centro.

Os trabalhos desenvolvidos com a comunidade, uma tónica deste festival, regressam com dois projectos: os operários da indústria dos curtumes, principal motor económico da região, são os protagonistas do espectáculo de abertura, Não sou só eu aqui, da encenadora Cláudia Gaiolas e da videasta Rita Rio de Sousa, que assinala o centenário do Concelho de Alcanena. A encerrar o festival, Sofia Silva apresentará a sua criação Tempo do Corpo, resultado de uma residência artística com um grupo de maiores de 65 anos do Cartaxo.

As propostas nacionais incluem ainda trabalhos das coreógrafas Clara Andermatt, Cláudia Dias, da dupla Leonor Keil e Francisco Campos e dos jovens criadores Ângelo Cid Neto e Sara Chéu, munidos de um discurso crítico sobre a tradição, identidade, as relações e a contemporaneidade.

Os espectáculos internacionais – todos eles estreias em Portugal – vêm de países tão diversos como o Brasil, França, Tunísia, Equador, Bélgica e Marrocos, fazendo-se representar por nomes que estão a marcar o universo das artes performativas como Marcelo Evelin, Kevin Jean, Radhouane El Meddeb, Fabián Barba ou Bouchra Ouizgen.

Fonte: Diário Digital

Para mais informações