Guarda-chuvas e outra arte urbana em Águeda

4480

umbrella

A arte urbana conquistou as gentes de Águeda e deu à cidade uma dimensão mundial. Jornais, revistas, televisões e blogues nacionais e internacionais estão de olhos postos naquela que ficou conhecida como a “cidade dos guarda-chuvas”. Neste mês, a Baixa voltou a explodir de cor com a instalação de mais de três mil sombrinhas. Mas há mais: todo o centro histórico foi alvo de intervenções artísticas, neste ano viradas para a pop art.

O Umbrella Sky Project, que nasceu em 2012 no âmbito do Festival Agitágueda, é, sem dúvida, o que mais se destaca. Trata-se de uma ideia low-cost (investimento na ordem dos 14 mil euros), cujo impacto excedeu todas as expectativas. Neste ano, a Câmara Municipal e a empresa Sextafeira (responsável pela instalação) decidiram apostar na pop art. “Achámos que funcionava muito bem com a cor dos chapéus. A própria origem da pop art tem um pouco que ver com o que estamos a passar agora”, explica ao DN Édson Santos, vereador responsável pelo projeto.

Fonte: DN

Siga-nos