Museus franceses ponderam abrir todos os dias da semana

louvre

O ministério da Cultura da França está a avaliar a possibilidade de abrir o museu do Louvre, o museu d’Orsay e o castelo de Versalhes todos os dias da semana. O objetivo é aumentar as receitas desses monumentos, afetados pela diminuição dos subsídios e acolher o número crescente de visitantes, segundo o jornal Le Figaro.

Esta ideia não é inédita, sendo prática recorrente em cidades como Londres, Madrid e Nova Iorque, e com resultados muito positivos. Em Londres, museus como o British Museum, o National Gallery, a Tate Modern e a Tate Britain abrem todos os dias da semana. Em Madrid, o Prado adotou a medida desde novembro de 2011. Já em Nova York, os grandes museus deixaram de fechar um dia da semana desde o ano passado.