Obra vendida por 2 milhões de euros regressa a Tate Gallery

963

my_bed

A polémica obra “My Bed” (“A minha cama”), da artista britânica Tracey Emin, vai regressar à Tate Gallery, na capital inglesa, que exibiu a obra em 1999.

Depois de no início do mês ter sido vendida pelo valor recorde de 2,2 milhões de libras (aproximadamente dois milhões e 752 mil euros), na leiloeira Christie’s, em Londres, a obra regressa à galeria de arte londrina. Segundo o diretor da Tate Gallery, Nicholas Serota, o novo dono da peça, Christian Duerckheim, acordou em disponibilizar “A minha cama” à galeria “por um período de pelo menos 10 anos”, contou à BBC.

A obra, criada em 1998 por Tracey Emin, integrou a exposição da Tate Gallery, em 1999, até à altura em que viria a ser comprada pelo coleccionador de arte Charles Saatchi por cerca de 187 mil e 680 euros, em 2000. No passado dia 2, foi a leilão, tendo sido vendida por 2,2 milhões de libras.

“My Bed” é uma cama de casal por fazer, com um par de collants em cima. No chão, tem também um tapete onde surgem garrafas de vodka, preservativos, pantufas, peluches, beatas de cigarros e outros vários acessórios.

Nascido em 1944, o conde Duerckheim tem colecionado obras de arte desde 1960 e possui uma das maiores coleções de arte contemporânea internacional. Ontem, a Tate revelou à BBC que “A minha cama” teria sido ‘acolhida’ pela galeria White Cube.

 

Fonte: DN

Siga-nos