Biblioteca da Universidade de Aveiro vai entrar em obras de requalificação

uaveiro

A Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), edifício da autoria do arquiteto Siza Vieira, vai entrar em obras em novembro, para reparações e reformulação dos espaços interiores, anunciou a instituição na sua página na internet.

“O edifício faz 20 anos no próximo ano e nunca teve obras de manutenção. Há um desgaste natural que é necessário combater. A Biblioteca não está a prestar, neste momento, os serviços que devia prestar. Estas obras vão requalificar alguns espaços e contribuir para uma boa imagem da Universidade”, justifica a diretora dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da UA, Ana Bela Martins.

A requalificação compreende a reparação de janelas, pintura da sala de exposições e a impermeabilização de zonas onde existem algumas infiltrações, mas também a reformulação dos espaços internos.

De acordo com aquela responsável, vai ser criada uma zona com cerca de 30 lugares para estudo e leitura individual, com um ambiente mais reservado através da colocação de vidros, no terceiro andar do edifício.

“A biblioteca é um espaço muito grande e as salas comunicam entre si. O ruído é difícil de combater, embora tenhamos salas de estudo em grupo, que estão sempre ocupadas. A ideia é criar um ambiente mais reservado, com vidro, fechando espaços no último andar”, explicou Ana Bela Martins.

As obras de requalificação vão ser realizadas com financiamento em 85 por cento do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), destinado a financiar intervenções de “equipamentos estruturantes do Sistema Urbano Nacional” e 15 por cento por fundos próprios da Universidade.

O projeto de arquitetura é da responsabilidade do gabinete do arquiteto Álvaro Siza Vieira, autor do projeto do edifício que se encontra em funcionamento desde 1995, e os trabalhos, a iniciar em novembro, deverão ficar concluídos até 30 de junho de 2015.

Fonte: jornal i