Número de visitantes da Feira do Livro de Lisboa aumentou 21% em 2014

livro

A 84.ª edição da Feira do Livro de Lisboa recebeu mais 21% de visitantes que no ano anterior, totalizando 531.605 visitas nos 18 dias de feira, de acordo com um estudo desenvolvido pela Ipsos APEME, a pedido da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, sobre o perfil do visitante da Feira do Livro de Lisboa 2014.
Apesar da edição deste ano da Feira do Livro de Lisboa ter tido menos um dia que as edições anteriores, contou com dois feriados o que contribuiu significativamente para os resultados positivos. O 10 de Junho foi mesmo o dia com maior tráfego (73.111), seguido pelo dia 1 de Junho (64.984).

O estudo refere o aumento progressivo e consistente do nível de satisfação global com a feira nos últimos anos. Destaque para os eventos culturais que de ano para ano ganham mais adeptos. Na Feira do Livro de Lisboa de 2014 realizaram-se mais de 900 iniciativas culturais, o que se reflectiu positivamente no nível de satisfação dos visitantes: 69% dos entrevistados manifestaram-se realmente satisfeitos com os eventos culturais organizados este ano, uma subida considerável face aos valores do ano passado (48%).

Estes resultados reforçam a ideia que a Feira do Livro não é apenas um espaço de compras, mas também um evento cultural bastante abrangente que faz as pessoas quererem voltar mais vezes, o que se percebe no número de visitas feitas por pessoa e na taxa de fidelização de ano para ano.

O estudo realça igualmente os serviços com maior nível de satisfação, nomeadamente a simpatia e disponibilidade do pessoal dos expositores (78%), a facilidade de pagamento nos pavilhões (77%) e a simpatia e disponibilidade do pessoal da organização (77%).

Realça igualmente o aumento significativo ao nível dos locais para comer e beber com um índice de satisfação na ordem dos 77%, mais 12% que no ano anterior. Os serviços de informação (60%), a sinalética e orientação (53%) e a área infantil (65%) foram os outros serviços/infra-estruturas que registaram uma melhoria face ao ano anterior.

Globalmente, foi sentida uma notória melhoria de ano para ano na Feira do Livro de Lisboa, sendo que quase metade dos entrevistados (48%) considera que a Feira está cada vez melhor.

Relativamente ao perfil propriamente dito dos visitantes, o estudo da APEL revela que se mantém face aos anos anteriores: predominantemente mulheres, jovens e com formação académica. É notório que os visitantes da Feira do Livro são, não só compradores, como também leitores. Cerca de 1/3 dos visitantes lê e compra mais de um livro por mês. Cerca de 30% dos visitantes já leram livros em formato digital, mas a preferência continua a recair sobre os livros em papel.

Segundo o estudo das Ipsos APEME, que teve como base entrevistas realizadas na feira, concluiu-se que existe claramente um público fiel à Feira do Livro que repete as suas visitas ano após ano. Há inclusive cada vez mais visitantes que foram duas ou mais vezes à Feira do Livro de Lisboa 2014 (de 65% em 2013 para 74% em 2014).

Tendo em conta que os visitantes habituais não só são cada vez mais fieis como também vão cada vez mais vezes, o grande desafio da Feira do Livro de Lisboa para os próximos anos é a captação de novos visitantes, concluiu o estudo.

A Feira do Livro de Lisboa 2014 decorreu de 29 de Maio a 15 de Junho no Parque Eduardo VII.

Fonte: Diário Digital