No Reino Unido é possível visitar um museu à noite com a ajuda de robots

tate

Durante cinco dias, ou melhor, durante cinco noites, o museu Tate Britain vai ter convidados especiais fora de horas. Quatro robots vão vaguear pelas galerias do complexo e o controlo será feito por internautas de qualquer parte do mundo – basta fazer o registo e ter alguma sorte.

De acordo com as explicações da BBC, quem não estiver a conduzir o robot poderá acompanhar na mesma a expedição noturna. O museu terá elementos junto de algumas obras de arte que vão dar informações sobre as mesmas.

Através de uma página Web os internautas podem acompanhar o percurso escolhido por outros utilizadores – já quem está a conduzir tem mais informações disponíveis, como os níveis de proximidade relativamente às obras de arte.

Os responsáveis pelo projeto garantem que a experiência, apesar da transmissão feita através da Internet, é feita quase em tempo real.

Na página After Dark os interessados podem aceder à transmissão de conteúdos, que acontecerá amanhã, 13 de agosto, pela primeira vez depois das 22 horas. Nos quatro dias seguintes estão garantidas outras transmissões.

Todos os anos o museu Tate Britain escolhe um projeto para promover o espólio cultural através das novas tecnologias: o objetivo é encontrar uma nova forma de ligar o museu ao resto do mundo.

Fonte: TEK Sapo