Inauguração de Biblioteca especializada em arte moderna e contemporânea na Rússia

garage

A maior colecção editorial especializada em arte moderna e contemporânea russa (15 mil volumes) abrirá em Dezembro no Museu Garage em Moscovo.

O museu moscovita acaba de anunciar a abertura, no próximo mês de dezembro, da primeira biblioteca pública na Rússia dedicada exclusivamente à arte contemporânea desse país. Será dirigida por Sasha Obukhova, actual chefe do departamento de investigação do Garage, e contará com a maior colecção editorial especializada em arte russa dos séculos XX e XXI. Da colecção farão parte também exemplares de antiquaário, monografias dos principais artistas, catálogos de colecções de museus e de exposições significativas, revistas sobre arte e arquitectura e publicações sobre teoria da cultura moderna.

As salas da biblioteca estarão abertas ao publico em geral, enquanto o arquivo do centro estará apenas acessível a especialistas que solicitem previamente uma visita.

Em 2012 o Museu Garage adquiriu o arquivo completo, documentos e vídeos incluídos, do Art Project Foundation, fundos que constituirão a nova biblioteca, assim como doações e compras a livreiros. A biblioteca incluirá também gravações de entrevistas a artistas russo de várias gerações.

Fonte: Arte Capital

Para mais informações