Concluído o restauro da fachada do Teatro Nacional São João

tnsj

A fachada edifício principal do TNSJ, localizado na praça da Batalha, esteve entaipada cerca de cinco anos.

Em comunicado, o TNSJ avança que as obras foram cofinanciadas em 85% por fundos comunitários.

“O projeto resulta da conjugação de esforços de diversas entidades”, lê-se na nota de imprensa, que enumera o apoio e ações de entidades como a Sociedade de Reabilitação Urbana, a Comissão de Coordenação da Região Norte, a Câmara Municipal do Porto, a Secretaria de Estado da Cultura, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.

O edifício do TNSJ, Monumento Nacional desde maio de 2012, que conta “com mais de dois séculos de história, pode ser novamente apreciado em pleno por todos os portuenses e turistas”, refere a instituição que aponta para sexta-feira, pelas 18:00, a realização de uma inauguração.

A cerimónia intitulada “Teatro Nacional São João ‘devolvido’ em pleno ao Porto” contará com a presença do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e, na altura, será exibido um documentário da autoria de Paulo Américo, intitulado “Restauro: O Teatro em obra”, especifica o comunicado.

Fonte: Notícias ao Minuto