“MIRA MOBILE PRIZE – As Festas” | artigo de José Rosinhas

mira

“MIRA MOBILE PRIZE – As Festas”

Data: 06 SET – 01 NOV 2014

Local: Mira Forum (Rua de Miraflor, 155, Campanhã, Porto)

 

Os fundadores do Mira Forum, Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, na exposição “Mira Mobile Prize – As Festas” também assumem as funções de curadores e de produtores do referido evento. Trata-se pois de um concurso de fotografia mobile recorrendo ao uso de um smartphone.

O júri constituído por Andrea Bigiarini, Brett Chenoweth, Cedric Blanchon, Eloise Capet, Emanuel Faria, Gina Costa, Joanne Carter, Karen Divine, Maryjane Sarvis, Michelle Robinson, Nettie Edwads e Roger Guetta, figuras de reconhecido mérito na fotografia em geral e da fotografia mobile em particular, seleccionaram 50 trabalhos e em que o trabalho da Janine Graf foi o merecido vencedor.

À fotografia vencedora que nos mostra um rinoceronte que “flutua” nuns belíssimos balões azuis, associo o belíssimo trabalho intitulado “Work No. 247 Half the air in a given space”, do artista britânico Martin Creed (Wakefield, Reino Unido, 1968), que ganhou o Prémio Turner em 2001. Em 2011, esse trabalho ocupou todo o rés-do-chão do MARCO – Museu de Arte Contemporânea de Vigo. A ideia de Martin era de materializar o ar contido num espaço por meio de balões e em que modifica a percepção deste último, em que a obra de Janine Graf tem uma ligação, pois os balões azuis alteram a percepção real que o público tem de o rinoceronte, forte e pesado, tornando-o assim num animal de uma leveza e de uma delicadeza ímpar.

Mas os balões, símbolos de festa e de alegria infantil, também estão presentes noutras fotografias como nas obras de Cindy Buske, Fabio d’Andrea, Jan Bijker, Melissa-Jane Harrison e de Bob Weil.

Salienta-se na mostra a presença dos portugueses António Gonçalves e de Adelino Marques, este último apresenta-nos uma fotografia na cidade do Porto, trata-se de um grupo actuando tendo como pano de fundo a belíssima Igreja dos Congregados e a Estação de S. Bento de autoria do arquitecto Marques da Silva. As saias das bailadoras e a estação têm um protagonismo digno de registo fotográfico.

Por último de referir que o prémio atribuído à vencedora do MIRA Mobile Prize é uma semana no Porto com viagem de ida e volta a partir de uma capital europeia e que se irá realizar no fim-de-semana de 27,/28 de Setembro um Workshop de fotografia mobile.

A não perder!

José Rosinhas

Setembro 2014