Museu de História Natural de Maputo recebe ‘tesouros’ da Gorongosa

maputo

O Museu de História Natural de Maputo recebeu quatro coleções de insetos recolhidos em áreas remotas do Parque Nacional da Gorongosa e que correspondem a “alguns dos mais belos tesouros naturais de Moçambique”.
(…)
O Laboratório de Biodiversidade do Parque Nacional da Gorongosa foi inaugurado em março, com vista à documentação da biodiversidade da área protegida e sua zona tampão.
(…)
O Museu de História Natural de Maputo “tem sido historicamente o principal repositório de coleções de espécimes”, tendo já na sua posse “uma diversidade impressionante de animais grandes e pequenos”.
A colaboração entre o Museu e o Parque prevê ainda a formação de uma nova geração de cientistas moçambicanos, “os futuros administradores do extraordinário património natural do país”, através de parcerias com as universidades Eduardo Mondlane e Lúrio, estando já vários jovens a trabalhar no Laboratório da Gorongosa.
O Parque Nacional da Gorongosa, situado no centro de Moçambique e no extremo sul do Grande Vale do Rift Africano, abrange “alguns dos ecossistemas biologicamente mais ricos e geologicamente diversos do continente africano” e que foram bastante danificados pela guerra civil de 16 anos terminada em 1992, a que se somaram investidas de caçadores furtivos, levando a perdas até 90% em várias populações de animais.

A recuperação do parque começou em 2005, no âmbito de um acordo celebrado em 2005 entre o Governo moçambicano e a Fundação Carr, fundada pelo filantropo e conservacionista norte-americano Gregory C. Carr.

Fonte: Notícias ao minuto

Museu de História Natural de Maputo