OASRN inaugura exposição com 150 “olhares” sobre a Arquitectura

outro_prisma

A Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, inaugura no próximo dia 18 de Setembro, no Edifício AXA, Porto, uma exposição que reúne uma selecção de 150 fotografias, das quais 55 candidatas ao prémio final, apresentadas ao Concurso “Outro Prisma – Arquitectura e Apropriação” na rede social Instagram da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.

Segundo a OASRN, a par da inauguração da exposição, será também anunciado o vencedor do Concurso cujo prémio terá um valor total de 500.00€ e assinalado pela apresentação da 2ª edição da competição.

Ao longo dos 3 meses de concurso – que decorreu entre 25 de Abril de 8 de Agosto de 2014 – foram submetidas mais de 1800 fotografias, oriundas de Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, China, Macau, EUA, Brasil, México, Marrocos, Índia, Camboja, Austrália, Peru e de muitos outros países, “que contribuíram para dar a conhecer e valorizar a interacção da sociedade com a Arquitectura em qualquer parte do mundo. Este é também o objectivo da Exposição que mostra ao público algumas das melhores fotografias levadas a Concurso”, sublinha a OASRS.

“Outro Prisma – Arquitectura e Apropriação”, é uma iniciativa do Pelouro da Comunicação e Cultura da OASRN, organizada em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a empresa municipal PortoLazer, que pretende “sensibilizar a sociedade a saber ver a arquitectura: primeiro olhar, depois observar e então questionar e compreender. Todos observamos a arquitectura consoante a nossa cultura e experiência de vida. É essa cultura que se quer ver reflectida em fotografia, na rede social de forma original, descontraída e pedagógica”.

O concurso foi aberto à participação de todos os interessados nos temas da arquitectura e fotografia: arquitectos, estudantes de arquitectura, artistas, designers, fotógrafos, jornalistas, entre outros.

O Júri desta 1ª edição foi constituído pelos Arquitectos Alexandre Coelho Lima e Pedro da Rocha Vinagreiro (em representação da OASRN), pelo Fotojornalista Paulo Pimenta e pelo Fotógrafo Marcus Garcia Moreira.

Fonte: Construir