Lançada petição pela criação da Casa-Museu de Florbela Espanca

florbela_espanca

Uma petição pública “Pela criação da Casa-Museu de Florbela Espanca em Vila Viçosa”, dirigida ao presidente do município, foi lançada na internet com o objetivo de homenagear e perpetuar a memória da poetisa na terra onde nasceu.

“Vila Viçosa tem uma dívida de gratidão para com Florbela”, disse hoje à agência Lusa o autor da petição, o investigador Tiago Salgueiro, licenciado em Antropologia, considerando que “a homenagem, através de uma Casa-Museu que perpetue a sua memória, seria uma forma legítima de preservar o legado da poetisa”.

Segundo o texto da petição, “existe um espólio, do Grupo Amigos de Vila Viçosa, que necessita de ser salvaguardado com urgência e que se encontra no posto de turismo de Vila Viçosa há décadas, sujeito às mais diversas agressões ambientais”.

A petição refere que o município, juntamente com outras instituições locais e com o apoio da comunidade, “deverá desenvolver esforços para recuperar o espólio que se encontra no posto de turismo e tentar negociar um espaço para instalação da Casa-Museu no centro histórico de Vila Viçosa”.

“Muitos turistas visitam Vila Viçosa na esperança de encontrar mais informações sobre Florbela e pensamos que a criação de uma Casa-Museu, devidamente estruturada e organizada, poderia dar uma resposta muito positiva e contribuir, deste modo, para a valorização da obra da poetisa”, pode ler-se ainda no texto de Tiago Salgueiro.

Os subscritores da petição apelam ao município para que “tente encontrar forma de criar condições para que este património local seja dignamente salvaguardado e divulgado e permitida a sua fruição pública”.

Contactado hoje pela Lusa, o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Luís Nascimento, disse que “o município oficialmente não tem conhecimento desta petição”.

Fonte: Notícias ao Minuto