Siza Vieira distinguido em Chicago

fundacao_ibere_camargo

 

Depois do recente prémio na Alemanha, pelo Museu de Hombroich, e da Royal Scottish Academy, Álvaro Siza recebeu agora a primeira edição do Prémio das Américas Mies Crown Hall, em Chicago, pelo projecto da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, no Brasil.

O prémio – no valor de 50 mil dólares (cerca de 39 mil euros) e uma cátedra no ano lectivo do Colégio de Arquitectura do Illinois Institute of Technology (IIT) – foi entregue na noite desta quarta-feira (madrugada em Portugal), no decorrer de um jantar no SR Crown Hall, a sede desta instituição em Chicago, que foi desenhada pelo arquitecto modernista alemão Mies van der Rohe.

O mesmo projecto em betão branco ganhou em 2002 o Leão de Ouro da Bienal de Arquitectura de Veneza . Em 2012, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) comprou 21 desenhos e uma maqueta do Iberê Camargo, entre outros projectos, considerando-o representativo da “maturidade total do estilo pessoal de Siza” e que é “um edifício de destaque na obra de Siza, bem como na arquitectura do século XXI em geral”.

Fonte: Público

Artigo completo