Turismo representa 9% do PIB da UE

 

O sector do turismo continua a desempenhar uma actividade sócio-económica importante na União Europeia, representando um total de 9% do PIB e 10% da força de trabalho, revela a European Travel Commission.

Uma em cada sete empresas do sector não financeiro da Europa está relacionada com o turismo e estes 3,4 milhões de empresas empregam 15,2 milhões de pessoas, o que equivale a 29% do emprego no sector de serviços.

A Europa é também o destino turístico número um do mundo, posição que ocupou durante décadas, tendo registado em 2013 563,8 milhões de chegadas de turistas internacionais, o que representa uma quota de quase 52% do mercado.

Em termos financeiros, as receitas do turismo da Europa totalizaram 368.5 mil milhões de euros o que corresponde a uma quota de cerca de 42% das despesas do turismo global (653.7 mil milhões de euros).

No entanto, a UE enfrenta uma combinação de dificuldades estruturais, incluindo o envelhecimento da população, a crise do euro, a globalização e crescente desemprego jovem.

Fonte: Publituris