I Seminário de História de Coleções | Lisboa

seminario_historia_coleccoes

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) organiza, a partir deste ano e com edição anual, um Seminário de História de Coleções.

A primeira edição do Seminário de História de Coleções, nos dias 19, 20 e 21 de novembro 2014, subordinado ao tema Da Cotovia ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência. O MUHNAC preserva um número considerável de objetos, espécimes de história natural e instrumentos científicos das instituições que o antecederam na rua da Escola Politécnica (Noviciado da Cotovia, Colégio dos Nobres, Escola Politécnica, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Estas coleções guardam a memória de um passado secular ligado a prática e ao ensino das ciências, inalienáveis da identidade histórica e patrimonial da Sétima Colina da cidade de Lisboa.

Reunindo perto de 30 comunicações, o programa lança novos olhares sobre coleções de natureza diversa (instrumentos musicais e científicos, espécimes botânicos e zoológicos, livros, paramentaria litúrgica, entre outras) que atestam a história de algumas das mais importantes instituições de ensino portuguesas dos últimos quatro séculos. O Seminário será ainda o momento do lançamento de duas obras: o segundo volume da coletânea documental De Cabo Verde para Lisboa. Cartas e remessa Científicas da Expedição Naturalista de João da Silva Feijó (1783-1796), com coordenação de Ana Cristina Roque e Maria Manuel Torrão; e o catálogo Saberes, Natureza e Poder. Colecções Científicas da antiga Casa Real portuguesa, com autoria do historiador David Felismino.

As inscrições encontram-se abertas até dia 14 de novembro. Mais informações, inscrições e programa detalhado em: www.mnhnc.ulisboa.pt