Gare do Oriente entre as mais fantásticas do mundo

5861

gare_oriente

A empresa Emporis, que reúne dados e estatísticas de projetos arquitetónicos, coloca a estação lisboeta, inaugurada em 1998, entre as mais fantásticas do mundo.

“Um número cada vez maior de cidades está a adornar-se com estações em edifícios atraentes que, com as suas estruturas nos telhados, cores brilhantes e formas extravagantes, se tornaram marcos arquitetónicos dessas cidades”, diz o relatório citado pela CNN.

Entre as 11 estações listadas pela Emporis, empresa que reúne dados e estatísticas de projetos arquitetónicos com sede em Hamburgo, Alemanha, encontra-se a Estação do Oriente, construída no âmbito da Expo 98, que serve comboios, metro e autocarros. “A Gare, dada a beleza do seu traço arquitetónico, da autoria do catalão [Santiago] Calatrava, merece ser visitada”, lê-se no site da CP. Há cerca de um ano, a administração estimava que se cerca de 150 mil pessoas passassem todos dias pela Gare.

A estação Southern Cross, em Melbourne, Austrália; a Hundertwasser Bahnhof, em Uelzen, Alemanha; a Centraal Station, em Roterdão, Holanda; o World Trade Center Transportation Hub, que abrirá em 2015; o Grand Central Terminal, também em Nova Iorque; a gare de Estrasburgo, em França; a de Liege-Guillemins, na Bélgica; a Chhatrapati Shivaji, em Bombaim, na Índia, que é património da Unesco; a estação central de Antuérpia, na Bélgica; e a King’s Cross, em Londres completam esta lista.

Fonte: DN

Siga-nos