Velázquez e Le Corbusier em Paris, em 2015

louvre

O espanhol Velázquez, ganha pela primeira vez na França uma grande exposição, com uma centena de quadros. A mostra, que abre no dia 25 de março no Grand Palais, é uma colaboração entre o Museu do Louvre e o Museu de História da Arte de Viena e apresentará clássicos como “A Forja do Vulcão”, do Museu do Prado, de Madri, e “A Vênus ao Espelho”, da National Gallery, de Londres.

(…)

A retrospectiva do arquiteto Le Corbusier, que será inaugurada no dia 29 de abril no Centro Georges Pompidou, mostrará como ele utilizou o corpo humano como a principal fonte de inspiração para criar a sua obra arquitetônica. “Ele foi um grande arquiteto que trouxe as técnicas da pintura para a arquitetura. Ele reuniu na arquitetura o desenvolvimento de técnicas de dimensão humana, então a contribuição dele é histórica.”

As salas do mítico Museu do Louvre receberão, a partir do dia 2 de abril, uma grande exposição de obras do pintor francês Nicolas Poussin, considerado o mais importante do século 17 na França, em comemoração aos 350 anos da sua morte. “Ele foi não apenas o maior nome da pintura clássica francesa, mas também um dos grandes precursores da poesia através da arte. Ele tem um trabalho magnífico como colorista e também tinha um grande conhecimento matemático, com um desenho perfeito até chegar ao trabalho final da pintura”, explica Ricardo.

Já o Museu D’Orsay abrigará em seu espaço à arte decorativa italiana da primeira metade do século 20, que representou o desejo de progresso de um país recentemente unificado, com trabalhos de artistas como Carlo Bugatti, Eugenio Quarti e Federico Tesio. A inauguração da exposição acontece no dia 14 de abril. “Essa arte decorativa influenciou a arte decorativa brasileira modernista, iniciada na Semana de Arte Moderna de 1922, e foi de enorme importância para a arte mundial justamente por lançar artistas que deram início à liberdade de expressão e de desenho na arte e no design.”

O Museu do Louvre ainda apresentará a quarta e última exposição da série sobre a história da pintura nos Estados Unidos, com a evolução da natureza morta ao longo do século 19. São boas sugestões para quem curte arte e vai passar este ano por Paris. Boas exposições!

Fonte: RFI