Museu Marítimo de Ílhavo: um dos mais visitados em 2014

1144

ilhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2014 com um total de 66.500 visitantes, o segundo melhor registo da sua história, tendo sido um dos museus municipais mais visitados de Portugal, anunciou esta quinta-feira a instituição.

Tendo como uma das mais recentes atracções o aquário dos bacalhaus, o Museu Marítimo de Ílhavo foi a estrutura museológica que atraiu mais público no distrito de Aveiro. Registou mesmo um número de visitantes superior à média dos museus portugueses, “situando-se no segmento dos 10% das instituições museológicas que atraíram mais público no País”.

Durante o ano de 2014, o MMI apostou na sua extensão e internacionalização, tendo participado, através de empréstimos de obras e conteúdos, em diversas exposições em museus internacionais (Bilbau e São Sebastião) e realizado várias itinerâncias de exposições em Portugal.

Em termos de edições, publicou o segundo número da revistaArgos, em parceria com os principais museus marítimos europeus e de outros continentes, e viu o seu projecto museológico divulgado na revista Drassana, do Museu Marítimo de Barcelona. Em Portugal, teve destaque no último número da Revista Património, da Secretaria de Estado da Cultura.

Oito programas de televisão (dois deles em países estrangeiros) foram dedicados àquele museu municipal, que se encontra também a participar em seis projetos cinematográficos relacionados com o tema da pesca do bacalhau e da cultura do mar, em geral.

O ano de 2014 foi também de reconhecimento da qualidade das suas instalações, com a nomeação do projeto de ampliação do Museu/Aquário de Bacalhaus para o Prémio Mies van der Rohe, edição de 2015, cujo resultado será conhecido em Maio.

Fonte: Público, 8 Janeiro 2015