Onde está o quadro falso? Aceitam-se apostas pelo Twitter

dulwich-picture-gallery-logo

Onde está o quadro falso? Esse é o desafio que a Dulwich Gallery, em Londres, propõe a partir de 10 de fevereiro. Entre as 270 pinturas dos grandes mestres vai estar uma réplica, na moldura do quadro original.

A ideia é do artista americano Doug Fishbone, certo de que enquanto durar este “jogo”, até 26 de abril, os visitantes vão estar atentos a muito mais pormenores. É assim mesmo que a galeria divulga a iniciativa batizada de Made in China. “Encorajamos as pessoas a verem mais de perto a nossa coleção permanente”.

A ideia andava na cabeça de Doug Fishbone há uns tempos, conta, por email, ao DN. Nasceu numa loja de pechinchas, em Nova Iorque, onde encontrou vários destes quadros pintados na China, com um vaso de flores. “Tinham etiqueta e preço e eram anunciados como “Verdadeiras pinturas a óleo à mão”, todas por um preço extraordinariamente baixo, qualquer coisa como 2,99 dólares. Achei realmente curioso esta relação entre a “verdadeira” arte à mão e produção em massa mas nunca pensei desenvolver um trabalho sobre isto”. O segundo capítulo desta história começa anos depois, quando leu sobre a cidade chinesa de Dafen. “As pessoas parecem mesmo querer cópias de quadros famosos, pintados à mão, em grandes quantidades”, afirma Doug Fishbone.

Fonte: DN

Artigo completo

Para mais informações